O que é o Programa VOAR?
O programa Vigilância e Orientação para Agressões Recorrentes e não recorrentes da Indie visa proteger aqueles que não possuem voz para se protegerem, sejam mulheres, crianças, idosos, pessoas da comunidade lgbt, que se sintam de alguma forma ameaçadas ou que estão passando por abusos e violências domésticas ou não.
O primeiro passo é denunciar pois só assim faremos a diferença e diminuiremos os casos que vem crescendo no país.
Não sinta medo – saiba que você não está só nessa jornada e tem amparo e acolhimento.
Confira abaixo algum dos canais que você pode acionar por aqui mesmo, através da plataforma do site da Indie.
Justiceiras
Orientação jurídica, psicológica, socioassistencial, médica , rede de apoio e acolhimento gratuita e on-line.
Clique no botão abaixo para baixar o conteúdo de apresentação da organização Justiceiras, que oferece uma ampla rede de apoio às vítimas de violência e abusos:
Caso você esteja passando por violências e abusos, preencha o formulário da organização Justiceiras, que lhe acolherá e te orientará de forma online e gratuita. Basta clicar no link abaixo ou clique na foto ao lado:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft–ccomNpgfVaU0O9Xjpmg_vLmhHsKZ8SG5YiphdMRshpgg/viewform
***Tenha certeza que está segura para fazer a denúncia.***
Os canais a seguir são links diretos com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e te auxiliará através de um chat do whatsapp.
Clique no link abaixo e será direcionada para o chat:
Clique no botão abaixo para acessar outros canais de denúncias:
Se você está no Estado de São Paulo, clique no botão abaixo para fazer sua denúncia online:
Atendimento integral e humanizado para mulheres em situação de violência
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) é um dos eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres, a CMB integra, no mesmo espaço, diversos serviços especializados para atender mulheres em situação de violência: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. O objetivo principal é facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
Clique aqui para maiores informações!